quarta-feira, 8 de abril de 2009


V


Daniela olhava as rosas enquanto comia, perguntava-se porquê que elas tinham espinhos; pensou, e chegou à conclusão que era para se protegerem como os ouriços faziam com os seus espinhos para não serem comidos. Depois perguntou-se porquê que umas eram amarelas, outras de cor de laranja e ainda outras vermelhas. Pensou, pensou e não chegou a nenhuma resposta. Entretanto Daniela já tinha comido. Foi arrumar tudo nos seus lugares, e lavou o copo que tinha servido para ela beber o leite.
A seguir foi perguntar à sua mãe, a tal questão que ela não conseguira resolver. Alice disse:
- Francamente não sei. Mas sei-te dizer porquê que existem pessoas de cores diferentes. Sabes, os que são, de cor escura vivem em sítios quentes, e os que são branquinhos vivem em zonas frias. Todos os Homens têm uma substância chamada melanina na pele e é essa substância que faz a cor da pele ser diferente, assim como a cor dos olhos e do cabelo. A melanina é produzida em mais ou menos quantidade consoante a quantidade de calor que o sol liberta. A melanina protege-nos dos raios do sol. Os que vivem em África ou Índia têm a cor da pele mais escura, porque lá faz mais calor e, por isso necessitam de estar protegidos. Quando envelhecemos ficamos com os cabelos brancos, esses cabelos não têm melanina.
A Daniela gostou de ter ouvido aquilo, e disse:
- Porquê que as pessoas não gostam dos pretos?
Alice respondeu:
- As pessoas brancas muitas vezes acham-se superiores, mas é tudo igual, o que está dentro de nós é que interessa.
Após o questionário, Daniela foi convidar o irmão para ir dar uma volta de bicicleta. Mas o irmão disse que não tinha tempo, e que ela podia ir brincar com outra coisa qualquer.

Sem comentários:

Enviar um comentário